quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Twitter, o poder moderno da opinião


     Depois de tanto tempo sem postar, eis que retorno com um assunto bem difícil de ser ignorado... isso mesmo, nos dias de hoje, não tem como falar de modernidade sem citar a internet, e não tem como falar de internet e não poder citar as redes sociais, e não há como falar de redes sociais sem citar... O TWITTER!
     É impressionante o poder que essa ferramenta tem. O passarinho tão amado e odiado se mostra a cada dia mais grandioso e assustador, com a capacidade que ele tem de erguer e derrubar uma pessoa, seja ela quem for, não importa, pode ser presidente, celebridade, jogador de futebol, político, atriz pornô, locutor de futebol, anônimo e até jornalista. Confesso que tenho muito medo dessas novas mídias sociais. Considero o twitter uma espécie de veículo nato do qual qualquer pessoa pode expor suas ideias e opiniões livremente, e põe livre nisso!! Nele, podemos desabafar sobre tudo o que estiver nos incomodando, algumas vezes nos exaltamos, mas quem se importa? As pessoas gostam!
     Lembro-me que há uns 10 anos atrás, quando não havia rede social, e a internet era para poucos, as pessoas pareciam andar como se estivessem com uma mordaça na boca, ou seja, todos com vontade de opinar sobre algo, mas sem oportunidade, e o twitter... Bem, ele veio para mudar isso. Hoje quando vejo manifestações como o CALA BOCA GALVÃO, me vem uma certeza, é como se as pessoas estivessem desabafando tudo o que queriam durante muitos anos (não suportar o Galvão) e não poder, e assim, ter a preciosa oportunidade somente agora, e a onda foi forte, mas tão forte, que o mundo inteiro, digo isso baseado em informações que li, tomou conhecimento de tão assustadora e grandiosa campanha como um desabafo, era como se o povo depois de anos estivesse dizendo uma espécie de: NÃO AGUENTO MAIS A GLOBO! Isso foi apenas um exemplo do que essa rede social pode "causar". #Medo
     Certa vez escrevi um texto para a faculdade, explanando mais ou menos o que a sociedade virou depois do twitter, “jornalistas anônimos”, siiim, porque todos querem opinar, manifestar sua criticidade, ponto de vista, divulgar notícias e por aí vai, sem contar que os próprios jornalistas se renderam há muito tempo, hoje, os profissionais da área em vez de sair para catar informações e montar sua matéria, ficam 24 horas por dia online, esperando alguma divulgação de artista, ou notícia bomba, ou barraco, ou anúncio de morte, gravidez de famosa e por aí vai. Afinal, ultimamente as notícias chegam primeiro na rede. Eles possuem uma espécie de mailing com o endereço de todos os artistas e pessoas renomadas que você possa imaginar, atrás do furo ideal. Isso eu não apoio, a notícia chega até ele sem esforço algum, pior, um minuto depois de um f5, você vê a sua “matéria” em todos os sites concorrentes. Para mim, um dos sentidos do jornalismo, é a autenticidade e esforço com que você gera a sua matéria, e isso, passou bem longe.
     O twitter está aí, mas é importante que você saiba utilizá-lo com responsabilidade e dedicação, não o considero mais somente uma diversão, virou coisa séria, mas infelizmente alguns espíritos de porco não entenderam o verdadeiro sentido da "brincadeira". Não sei se consegui passar tudo aquilo o que penso sobre o twitter, existem mais coisas, talvez eu conclua em uma futura postagem, mas por enquanto, é isso.

OBS: A propósito, meu twitter é @leilamartins