É muito fácil falar de Xenofobia e Etnocentrismo destacando conceitos bastante distintos sobre cada costume, não importando qual o seu segmento. Mas o que poucos se arriscam a analisar é sobre o que gera tal conceito, na maioria das vezes, errado sobre aquela religião, cultura ou orientação sexual.
O Brasil que o diga, anualmente milhares de brasileiros imigram para o exterior atrás de novas oportunidades, mudar de vida quem sabe, mas e o que a maioria encontra? Muitas pedras no caminho, a começar pelo preconceito que grande parte dos gringos tem contra os brasileiros, e preconceito dos brabos. Conheço algumas pessoas que moram no exterior e, através da internet, me dizem que lá fora, o Brasil é conhecido como o país da malandragem, corrupção, do futebol e das prostitutas.
E de quem é a culpa por tal equivocado conceito de nós? Nossa, isso mesmo. Eu posso ver uma tribo indígena praticar seus rituais muitas vezes macabros aos meus olhos e criticá-los por isso, mas, e se antes disso eu não procurar pesquisar e saber de onde vem sua origem? E quem sabe poderei até entende-los por que praticam tal costume.
Seria muito bom que chegasse um tempo em que o brasileiro parasse pra refletir sobre o que tem feito para que sua imagem ficasse tão banalizada lá fora. É muito fácil você resmungar de que esta sendo vitima de etnocentrismo, mas difícil mesmo é procurar saber por qual motivo está sendo tratado como tal. Certa vez, vi um cartão postal brasileiro que exibia uma mulata fantasiada para o carnaval, e um close bem avantajado de suas nádegas, depois brasileiro quer ser respeitado heim!
Um país com tantas riquezas, tantas belezas e culturas a serem exploradas lá fora, ainda se rebaixa em mostrar aquilo o que há de pior, afim de que o turismo aumente, e que sua imagem seja bem vista pelos gringos. O turismo pode até evoluir, mas, os gringos chegam até aqui com más intenções, que o diga o roqueiro e ex-vocalista da banda Queens of the Stone Age, Nick Oliveri, que ficou nu em pleno Rock in Rio em 2001, com a justificativa de que no Brasil é normal ficar pelado no carnaval, e a exemplo das passistas das escolas de samba, resolveu fazer o mesmo.
É sórdido para nós termos conhecimento de mulheres apedrejadas na Tunísia por praticarem atos pecaminosos, porém, tal ato permanecerá intacto, pois não podemos sair daqui para mudar um costume de outra nação, de outra cultura. Buscar o conhecimento pode ajudar a compreender por quais motivos isso acontece, contudo, jamais defenderei tal atitude cruel e revoltante. No Brasil as coisas se complicam, já que lá fora é mostrado o que aqui não é unanimidade, uma imagem equivocada, baixa e negativa promovida pelo padrão vulgaridade. Depois, não há o que reclamar, pois pelos erros de poucos, a nação inteira sai perdendo.
É amigo...
ResponderExcluirNao tem pra onde correr... o que se pode fazer agora eé apenas torcer pra que algo progrida, pois realmente da forma que tá é meio complicado até ter esperança...
=/
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQue o brasil não é muito bem visto lá fora, já não é novidade. tam bém com a mídia divulgando muita coisa que não presta...e o pior é que o povo acha isso lindo.
ResponderExcluirMas se vc for procurar ver tem muita coisa em outros paises que são muito piores do que aqui.. e muitas delas não são divulgadas pela midia.(tv)
mas sabe o q eu acho mesmo? É que o mundo todo ta ficando cada vez pior! é a palavra de Deus se cumprindo... que nos últimos dias a iniquidade vai se multiplicar, e o que é pior, por causa disso o amor de muitos vão se esfriar.
Só Deus pode restaurar uma nação!
Bendita a nação cujo Deus é o Senhor!
adorei seu post,mto interessante mesmo!
ResponderExcluirbom, eu como extracomunitaria que sou(rs) posso dizer que o preconceito existe e muito por aqui.
Eu diria que com o povo brasileiro o preconceito é bem menor comparado ao das pessoas do leste europeu. Mas infelizmente amigos, o nosso Brasil é conhecido como um pais lindo por natureza, mas cheio de criminalidade e de prostituiçao.
Nem sei se é a palavra certa a ser usada é prostituiçao, ja que a imagem que a maioria das pessoas tem das 'tupiniquins' é de moça bem facil mesmo(tentando moderar os termos) e isso é realmente muito triste.
Mas como acabar com isso, ja que o nosso cartao postal é o nosso lindo carnaval do rio de janeiro? e o que falar das nossas letras de funk e de axé?...
E sobre os gringos que vao até o brasil com más intençoes, isso é a pura verdade.
Eles fazem o que bem entendem e nos dizemos "Volte sempre!".
quando o Stallone voltou do Brasil o que mais se ouvia eram reclamaçoes sobre seu comentario "você pode explodir o país inteiro e eles vão dizer ‘obrigado, e aqui está um macaco para você levar de volta para casa" , mas será que ele está errado?
Eu acho que nao.
Texto bom,porém,descordo em alguns pontos de vista.Somos brasileiros e como tal,temos como maior riqueza a natureza e nela suas águas.
ResponderExcluirCriticas toda nação tem,quem ao falar em Colômbia,não lemre das farcs,quem ao falar da Itália (apesar de toda beleza romântica e inicio de civilização) não lembre da máfia-Quantos italianos migraram ao nosso Brasil? Incontavéis...
Quem ao lembrar da Holanda não lembre e até critique da liberação da Maconha?
Por tanto Xenofobia é resumido em nossas diferenças.
Bjusss Berê!!!
Concordo com a Cassandra, somos lembrados por ser o país do carnaval e do futebol que não passa aquela imagem que nós queriamos para sentir orgulho. Somos vistos também como o país das belezas naturais, da imensa biodiversidade animal, do país do povo acolhedor, do país que mais investe em biotecnologia de combustivel. :) (fanboy de LULA).
ResponderExcluirTodo lugar agente ver banalidade, os Estados Unidos por exemplo a gente ver estudantes de faculdade fazendo matança, o preconceito que eles tem com os negros e os imigrantes, os casos de pedofilida de padres envolvendo crianças.
No final todos os países tem os seus defeitos, + não precisamos lembrar somente do seus defeitos.
Muito bom o texto leila!!! nossa redatora chefa da defensoria hehehe
bjs
Belo e interessante blog, maninha, você se descobriu através e por meio e no meio de tudo, das letras, é isso que você é: uma escritora+jornalista+poeta+cronista+ e tudo o que possa remeter à escrita. Você é a essência da Palavra. Pois não foi com a palavra e pela palavra de Deus que tudo foi feito?! Então, agora, você é feita e afeita às palavras.
ResponderExcluir